terça-feira, 9 de abril de 2013

Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro










 
 
 
 
Sempre fui uma apaixonada pelas andorinhas em cerâmica que se viam antigamente nas fachadas das casas portuguesas. Quando conheci a loja A Vida Portuguesa, lá estavam elas à venda, em lugar de destaque. As andorinhas, da autoria de Rafael Bordallo Pinheiro, são agora um produto exclusivo desta loja (que um dia será tema a desenvolver nest blog).
A curiosidade levou-me a procurar mais informação sobre a origem das andorinhas - a fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro.

Os temas naturalistas, o rigor e detalhe na técnica para uma maior semelhança com a realidade, são características sempre presentes na grande divseridade de produtos que vão desde a escultura, passando pelos azulejos, a cerâmica decorativa e utilitária, satírica ou não. Uma estética que se mantém tradicional, que já teve a conotação de "kitsch", mas que cada vez é mais valorizada na estética contemporânea. Agora, é fashion ter em casa peças da Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro.
A fábrica já sofreu vários momentos difíceis, em parte porque o seu fundador privilegiava os aspectos artísticos em detrimento dos económicos. Mas valeu a pena, porque são esses aspectos artísticos que marcam a diferença. Num dos seus recentes períodos conturbados, em 2009, o grupo Visabeira adquiriu a fábrica, mantendo as suas portas abertas e proporcionando a sua revitalização.
Actualmente, mantém-se a linha orientadora, original, da qualidade técnica e artística que desde o início caracterizou a fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, reinventando e inovando.
Artistas como Joana Vasconcelos, Bela Silva, Catarina Pestana, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Susanne Themlitz e Elsa Rebelo, foram convidados a reinterpretar uma peça da autoria de Rafael Bordallo Pinheiro, para assinalar os 125 anos de vida da empresa. E assim nasceram mais estas obras.
A marca esteve também presente numa exposição no MoMa, em Nova Iorque. Com cada vez mais visibilidade, o mercado externo tem sido um potencial alvo.
Tenho a certeza que, cada vez mais, veremos as peças Rafael Bordallo Pinheiro a voltar às nossas casas. Reinventadas, reinterpretadas.
Obviamente, as imagens que aqui publico são dos objectos com os quais mais me identifico. Mas a diversidade é muita. Descubram mais acerca das faianças de Bordallo Pinheiro aqui.
 
Fonte das imagens publicadas: catálogos da Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, disponíveis para download no site da marca.





 

Sem comentários: